terça-feira, 4 de maio de 2010

Sociologia e Sociologia da Educação

11 comentários:

  1. CARTA DE APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

    A disciplina de Sociologia da Educação vem auxiliar o estudante de graduação pelas idéias e conhecimentos novos que propõe, pelas reflexões diversas com relação a aspectos da sociedade, seus indivíduos, suas formas de vida, a cultura, ainteração com os outros e com o meio, entre outras questões bastante relevantes para que se realize um trabalho de qualidade, visando ao desenvolvimento dos alunos em todas as suas dimensões – independentemente de fatores como classe social, etnia, participação política, religiosa e/ou cultural. Certamente esses fatores influenciam no processo de ensino e aprendizagem, sendo preciso trabalhar de modo a considerá-los e valorizá-los como pertinentes à realidade dos alunos, cada um com suas especificidades e particularidades.
    Inicialmente, no seu primeiro capítulo, o livro aborda a relação da Sociologia – o estudo de aspectos da sociedade e dos indivíduos que a compõe – com a educação. Sem dúvida alguma, a educação está diretamente ligada com os fatores sociológicos, pois atende e trabalha com os alunos, que fazem parte desta sociedade na qual vivemos.
    Posteriormente, já no Capítulo 2, o livro remete à área da Sociologia que estuda esses aspectos na Educação, que é a chamada Sociologia da Educação. Apresenta, portanto, estudos e teorias sobre a realidade escolar e educacional, de modo que se possa compreender como se dão algumas relações sociológicas dentro do âmbito escolar.
    No terceiro capítulo, apontam-se dados e textos informativos que retratam a Sociologia da Educação no Brasil, quer dizer, como vêm acontecendo as práticas sociológicas educacionais em nosso país, com as dificuldades e peculiaridades que fazem parte de questões políticas, sociais e históricas no Brasil.
    No Capítulo 4, analisam-se as questões familiares presentes na educação desde antigamente até os dias atuais, retratando as transformações já ocorridas na estrutura familiar e suas influências na educação escolar.
    O Capítulo 5 enfoca concepções de infância e de juventude, demonstrando aspectos importantes dessas duas fases de desenvolvimento humano, relacionando-as ao início do surgimento dos colégios e escolas que ofertavam ensino a crianças e jovens.
    No capítulo seguinte, são apresentadas questões envolvendo a escola como uma organização social, ou seja, uma instituição da sociedade em que vivemos e

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  2. que traz consigo inúmeras contribuições e conseqüências à sociedade e aos seus indivíduos.
    No Capítulo 7, os conteúdos trabalhados dizem respeito à instituição da escola como agente de controle social, pois na escola é necessário haver regras, normas, leis e combinados a serem seguidos pelos alunos, professores, funcionários, pais e todos aqueles que fazem parte do ambiente educativo, para que a convivência e os valores não se percam.
    O Capítulo 8 apresenta o papel da escola frente aos desvios de comportamento que se têm observado no decorrer dos tempos, pois a escola tem sido responsabilizada por esses desvios – porém, não somente a escola tem culpa nessa questão, já que existem outros ambientes sociais nos quais os alunos também são inseridos e que contribuem significativamente para esse quadro.
    No capítulo seguinte, apresentam-se fatores que contribuem para a ocorrência da mudança social, a qual ocorre quando os indivíduos passam por situações sociais diferentes daquelas em que estavam vivendo anteriormente.
    No Capítulo 10, estuda-se a estratificação social, que nada mais é que uma relação de poder entre aqueles que mandam e aqueles que obedecem. Isso ocorre envolvendo vários aspectos – classe social, educação, etnia, entre outros.
    O Capítulo 11 trabalha com a questão da mobilidade social, já que, conforme interesses e escolhas sociais, os indivíduos podem passar por essa mobilidade, mudando da classe social de que fazem parte para outra, que pode ser superior ou inferior.
    Mais adiante, no Capítulo 12, apresenta-se o que são movimentos sociais, diferenciando-os de algumas manifestações que não condizem com esse conceito, mas muitas vezes, por muitas pessoas, são com ele confundidas. Além disso, este capítulo também apresenta as funções, causas e conseqüências dos movimentos sociais.
    O Capítulo 13 aborda o papel do Estado na educação, trazendo apontamentos e contribuições significativas acerca de aspectos que fazem parte do mundo governamental, tão importante em todos os fatores da sociedade, principalmente a educação.
    O Capítulo 14 traz reflexões sobre a educação e seu papel no desenvolvimento da sociedade, enforcando estudos que remetem às desigualdades sociais e o subdesenvolvimento, tão presentes no mundo atual, na sociedade da qual fazemos parte.

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  3. O capítulo 15 traz abordagens sobre diversos pontos muito presentes na educação brasileira, como por exemplo o analfabetismo funcional, que atinge uma camada significativa de nossa população, uma questão muito séria e que talvez não seja tão considerada como deveria.
    No capítulo 16, apresentam-se problemas bastante preocupantes da educação brasileira, pois afetam um grande número de alunos e suas famílias, bem como os profissionais da área. Numerosos são esses problemas, e eles precisam de uma solução urgente. Um deles é o fracasso escolar, que atinge uma grande camada da população.
    Sabe-se que hoje em dia não é fácil o trabalho do professor: além de em sala de aula ele passar por muitos problemas e dificuldades com os alunos, que trazem seus próprios problemas, a profissão é muito desvalorizada. Entre outros aspectos, isso se deve ao descaso por parte do Estado, que deveria preocupar-se mais com essa área que forma cidadãos para o futuro. Esse é conteúdo do nosso Capítulo 17.
    E para finalizar, o capítulo 18 traz reflexões sobre as perspectivas da educação no Brasil: o que deve acontecer, o que precisa ser levado em consideração, o papel dos professores e governantes para que seja oferecida uma educação de qualidade aos nossos alunos, que são e serão os cidadãos e profissionais do futuro de nosso país.

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  4. A sociologia e a educação


    Definir o conceito de sociologia.

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  5. Relacionar palavras e expressões à Sociologia da Educação.





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  6. Leitura do texto da aula propriamente dita e também do Texto Complementar 1 “Conceito de Sociologia Educacional”, de Moema Toscano. Em seguida, formular uma tabela para que se visualizem claramente as definições de sociologia da educação e definição.

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  7. produzir individualmente uma tabela com colunas apresentando as principais idéias dos três principais autores da sociologia da educação: Durkheim, Marx e Weber.


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  8. problemas do final do século XVIII e início do século XX: crescente urbanização, industrialização e desordem social que marcaram o início do estudo da Sociologia na escola.

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  9. Produzirem um pequeno texto, individualmente, que explique como a sociologia se manifestava nas escolas a partir de década de 1970 até os dias de hoje.

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  10. Ler o Texto Complementar 2, “A família e Educação" e definir e o conceito de família.

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