segunda-feira, 17 de maio de 2010

Gestão Escolar e Docência de Educação de Jovens e Adultos

EJA consolidou-se com a influência das idéias do educador Paulo Freire
Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 - São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador e filósofo brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência.É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo infuência o movimento chamado pedagogia crítica.
O estágio de Gestão Escolar e Docência de Educação de jovens e adultos:
O aluno deverá procurar o local onde realizará o seu estágio e em uma instituição com EJA.
O aluno atuará como docente junto ao professor de uma turma de EJA nas series inicias do ensino fundamental e desenvolverá atividades que envolvam análise, observação e participação da gestão escolar voltada a essa modalidade de ensino.

Docência:
desenvolver atividades docentes com acompanhamento do professor da turma.

Entrevistas:
com diretor;
com o coordenador ou com o supervisor ou com o orientador de EJA
com um professor de EJA.

Projeto Pedagógico:
analisar o Projeto da instituição, tendo como enfoque a EJA.

Regimento Escolar:
analisar o Regimento Escolar da instituição, tendo como enfoque a EJA



OBS: A Educação de Jovens e Adultos(EJA) é a modalidade de ensino, nas etapas de ensino fundamental e médio da rede escolar pública brasileira que recebe jovens e adultos que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada por qualquer motivo(entre os quais é frequente a mençao da necessidade de trabalho e participação da renda familiar desde a infãncia). No inicio dos anos 90 o seguimento da Eja passou a incluir também as classe de alfabetização inicial.

No Brasil, o campo consolidou-se com a influência das idéias do educador Paulo Freire e em forte relação com o movimento de educação popular.
O segmento é regulamentado pelo artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases de Educação(LDB ou lei 9394 de 20 de dezembro de 1996).


2 comentários:

  1. A Lei 9.394/96, art. 43, inciso III, referente aos objetivo da Educação Superior, estabelece: "formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, hábitos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua fomração contínua". Podemos concluir ser fundamental que o futuro profissional tenha uma vivência prática em sua área específica de formação, permitindo-lhe apreciar, no dia-a-dia de uma experiência orientada em situação concreta, o que irá encontrar após a conclusão do curso e analisar essa prática à luz da teoria estudada.
    Como afirmou Paulo Freire (1996), "ensinar exige uma reflexão crítica sobre de hoje, ou de ontem, para que se possa melhorar a próxima prática". A partir dessa reflexão verificamos que teoria e prática fornecem subsídios ao desenvolvimento dos conhecimentos e das habilidades necessárias aos alunos para adquirirem e produzirem ações, preparando-os para assumir no futuro uma trabalho consciente, como fator de construção do ser humano.

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  2. O planejamento do estágio curricular é feito pelo aluno da universidade em colaboração com o supervisor da instituição escolar. Serão considerados o tempo legalmente exigido para o estágio e as disponibilidades da escola.
    O estágio deverá demonstrar capacidade, interesse e entusiasmo no planejamento das atividades.
    O planejamento deverá considerar a realidade do contexto sociocultural da população escolar, estar inserido no Projeto Político-Pedagógico do estabelecimento e utilizar as técnicas necessárias para atingir os objetivos propostos.


    Os estágios são de extrema importância na formação do aluno, pois possibilita ao estudante a concretização e a integração teórica-prática-teórica dos conhecimentos necessários à sua formação profissional básica, conscientizando o corpo discente sobre a importância de um bom estágio para garantir sua inserção no mercado de trabalho.
    E, não esquecendo de atender às especificidades do curso de Pedagogia para cada etapa do estágio oportunizando atividades de aprendizagem social, profissional e cultural adequadas aos valores éticos do pedagogo.
    Promover através do exercício da reflexão crítica, a identificação das possibilidades e limitações do campo de atividade específico e a criação de alternativas para superá-las, estumulando no aluno estagiário uma atitude de questionamento contínuo, que possibilite a produção de novo conhecimento e sua divulgação.
    Possibilitar ao aluno estagiário contato direto com situações reais que lhe permitam planejar, orientar, controlar e avaliar o processo ensino-aprendizagem de alunos em instituições de Educação Básica, e /ou de outros ambientes socioeducativos.
    Desenvolver, através de reflexão e da crítica, oportunidades para que o estudante reconheça o professor educador como participante e co-responsável pela construção do conhecimento e formação da cidadania e consciência crítica.
    Oferecer diferentes caminhos ao estudante para que se defronte com problemas concretos do processo ensino-aprendizagem e da dinâmica própria do espaço escolar, buscando aternativas de solução em conjunto.
    Contribuir para criação de um espaço de excelência que vincule formação teórica e início da vivência profissional, com vistas à reorganização do exercício docente, através da regência de turma e do envolvimento em projetos, pesquisas, exposições e debates sobre formação e a valorização do magistério.

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