terça-feira, 4 de maio de 2010

Metodologia de Pesquisa

Um comentário:

  1. CARTA DE APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
    Essa disciplina visa fornecer subsídios ao pesquisador iniciante a elaborar desde seus trabalhos acadêmicos até um projeto de pesquisa. Por isso, considerou-se importante trazer alguns pontos fundamentais referentes à metodologia e à prática da pesquisa acadêmica, especialmente ligada à área da educação.
    No primeiro capítulo, a autora propõe uma reflexão sobre o significado filosófico, cognitivo e cultural referente à atividade de pesquisa, de modo que o aluno compreenda que o ato de pesquisar corresponde a uma tarefa diária que desempenhamos sem nos darmos conta. “Pesquisar”, como diz a autora, “é compreender o mundo a nossa volta”.
    Já o segundo capítulo busca esclarecer quais são as principais partes que compõem uma pesquisa científica. Também, pretendeu-se aproximar o leitor das instâncias acadêmicas em que são realizadas as pesquisas em Educação, desde a Iniciação Científica até os cursos de Doutorado.
    O terceiro e o quarto capítulos trazem informações bastante voltadas à prática do pesquisador, esclarecendo o leitor sobre os diversos tipos e características de pesquisa, bem como os instrumentos e técnicas de análise de dados.
    O quinto e o sexto capítulo visam impulsionar os alunos para a elaboração de um projeto de pesquisa, instigando-os a escolherem alguns temas e lhes mostrando como esses poderiam ser tratados e desenvolvidos em pesquisas futuras.
    O sétimo capítulo corresponde a uma das partes mais importantes dessa pesquisa, posto que indica ao aluno a formatação exigida atualmente para a redação de trabalhos acadêmicos, sejam eles relatórios, monografias, TCCs, dentre outros.
    Os últimos dois capítulos visam complementar essa série de estudos sobre a metodologia científica, alertando para os possíveis riscos, erros e impasses que todo o pesquisador iniciante está sujeito a encontrar no momento em que iniciar sua investigação.
    Espera-se que, por meio dessa leitura, a realização de um trabalho de pesquisa esteja mais acessível a todos aqueles a que visam desenvolver estudos na área educacional, de forma que também possam contribuir com esse âmbito por meio da realização de suas próprias pesquisas e da produção de conhecimento.

    ResponderExcluir