terça-feira, 4 de maio de 2010

Fundamentos Metodológicos de EJA

Um comentário:

  1. Este material foi elaborado como uma das etapas da formação docente dos professores que trabalham ou irão trabalhar com Educação de Jovens e Adultos (EJA).
    É importante ressaltar que a realidade dos educandos que freqüentam turmas de EJA é muito diferente da realidade daqueles que estão matriculados no ensino regular, ou antes é melhor falar das realidades dos educandos da EJA, no plural, porque um traço que une esses jovens e adultos é o fato de eles se apresentarem como um grupo multifacetado, de identidade muito variada – como é multifacetada e variada a realidade brasileira. Para o bom desempenho do seu trabalho, o professor precisa ter sempre presente essa característica.
    E o Brasil é berço de uma metodologia para o letramento de jovens e adultos que vingou, deu frutos: o Método Paulo Freire. Também é muito importante que o educador esteja atento, que possa valer-se do legado desse método que se espalhou pelo mundo.
    E ainda é necessário ressaltar que o Tutor precisa ler o livro e assistir aos DVDs cuidadosamente antes de desenvolver o trabalho com os alunos.
    Dito isto, passemos a uma brevíssima apresentação do conteúdo de cada aula.

    1) Histórico da Alfabetização de Adultos no Brasil – a trajetória da EJA em nosso país, desde a década de 1940, sempre acompanhando e refletindo o momento político.
    2) Quem É o Aluno da EJA – a caracterização da nossa clientela.
    3) A Atualidade de Paulo Freire – breve apresentação do Método Paulo Freire, sua história e seu legado.
    4) Alfabetização e Letramento na EJA – a diferenciação entre o que é alfabetização e o que é letramento, bem como a implicação dessa diferença no trabalho pedagógico.
    5) Discussão sobre Projeto de Aula de Alfabetização em EJA – como e por que aplicar da metodologia de projetos em EJA.
    6) Educação de Jovens e Adultos: o ensino da leitura em discussão – discussão e caracterização do que seja o ato da leitura.
    7) Educação de Jovens e Adultos: a produção de texto – discussão sobre como trabalhar com a produção de textos e caracterização dos principais tipos de texto.
    8) Cartas: uma estratégia metodológica de atuação na EJA – algumas experiências de letramento e o uso de cartas como recurso pedagógico.
    9) Experiência no Rio Grande do Norte e a Formação de Alfabetizadores de EJA – estudo de caso de uma experiência de EJA.
    10) Sistematizando a Prática: experiências alternativas de trabalho na EJA – apresentação de mais três experiências concretas em EJA.
    11) O Uso do Jornal para a EJA: importância e possibilidades – o uso do jornal em sala de aula.
    12) Propostas de Escrita para a EJA: resgatando escritas populares – a importância da preservação da cultura popular na EJA
    13) Histórias e mais Histórias para a EJA – o uso do texto narrativo.
    14) Cartas como Resgate da Cidadania – o uso das cartas do leitor como recurso pedagógico para a alfabetização e também para a consciência de cidadania.
    15) Planejamento e Avaliação: instrumentos da prática pedagógica – discussão sobre o uso do planejamento e da avaliação formativa na EJA.

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