terça-feira, 4 de maio de 2010

Fundamentos teóricos e Metodológicos do Ensino Fundamental

Um comentário:

  1. A disciplina de Fundamentos Teóricos e metodológicos do Ensino Fundamental trás uma abordagem completa e dinâmica de todos os aspectos que permeiam este nível de ensino, contemplando a educação de crianças, jovens e adultos. O livro descreve diferentes teorias que valorizam o processo de ensino e aprendizagem e as leis que regulamentam o Ensino Fundamental.
    Este volume está dividido em vinte aulas delineando o Ensino Fundamental em cada particularidade, proporcionando reflexões e aprofundamento sobre os conteúdos. As quatro primeiras aulas discorrem a cerca a teoria de Paulo Freire e sua crítica ao sistema educacional repressor, abordando um histórico a respeito do analfabetismo no Brasil e como originou a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
    A quinta aula apresenta o processo de alfabetização dos índios no Brasil com a influência européia, mensurando o que restou dessa cultura nos dias atuais apontando medidas mitigadoras do resgate da cultura indígena.
    A aula posterior traz um histórico a respeito da educação inclusiva no Brasil e como os Portadores de Necessidades Especiais começaram a ter respaldo em leis que garantissem educação de qualidade, integrada ao sistema regular de ensino.
    O tema abordado na sétima e oitava aulas refere-se ao trabalho coletivo e a gestão democrática na formação dos cidadãos. O texto aponta que somente por meio do trabalho coletivo é que a escola tem a possibilidade de superar as dificuldades.
    Os aspectos importantes do cotidiano escolar tais como a importância do Conselho de Classe, o primeiro dia de aula, horários, ambiente de sala de aula, a estrutura, etc. possibilitam a estimulação da aprendizagem dos alunos, beneficiando a construção do conhecimento e aprendizagem e são temas da nona e décima aulas. Nas duas aulas posteriores, destacam-se as alternativas e procedimentos metodológicos que podem ser trabalhados no Ensino Fundamental, valorizando o trabalho individual ou coletivo, estruturando um ambiente prazeroso e produtivo.
    Das aulas treze a quinze descrevem os conceitos e a importância da avaliação, avaliação educacional e avaliação institucional. É abordado o surgimento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), destacando como são feitos seus instrumentos avaliativos e quais os resultados demonstrados. O texto permite uma reflexão a cerca da realidade educacional brasileira.
    Nas aulas posteriores é abordada a função social da escola, destacando as causas da exclusão e do fracasso escolar nas escolas do Ensino Fundamental. O texto aponta o sistema educacional como um dos principais causadores da exclusão devido a insuficiência de escolas em diversas regiões, falta de divulgação do período de matricula, insuficiência de vagas entre outras.
    A décima nona aula aborda sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) descrevendo o amparo legal do Fundef, apresentando a origem dos recursos do Fundo, como ocorre o gerenciamento e destinação do dinheiro para as escolas.
    O livro é finalizado com uma discussão a respeito da formação de professores para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental, abordando o amparo legal e exigências mínimas para formação de profissionais da educação.
    Com o conteúdo organizado e com uma abordagem ampla, o livro possibilita ao aluno entender o funcionamento do Ensino Fundamental, conhecer o amparo legal, permitindo ter atitudes conscientes, valorizando o processo de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

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