terça-feira, 4 de maio de 2010

Pedagogia na Empresa

Um comentário:

  1. Estudos têm revelado que o planejamento da educação dentro das organizações já deixou de ser um diferencial competitivo e passou a ser um pré-requisito à sobrevivência dentro de um mercado cada vez mais competitivo.
    O presente material de estudo será desenvolvido em seis capítulos e em seis videoaulas, e tem como objetivo a inserção do aluno no mundo do planejamento educacional empresarial.
    Para isso, no primeiro capítulo, o autor traçará um paralelo entre o cenário competitivo atual e a educação nas empresas. Dentro disso, destaca-se o capital intelectual como patrimônio da empresa e a demanda atual por conhecimento e educação continuada.
    No capítulo dois, serão apresentados os fundamentos da pedagogia empresarial, com sua conceituação, caracterização e objetivos, bem como sua aplicabilidade dentro das organizações. Será visto, também, de forma introdutória, o método D.P.E.C.A.
    No terceiro capítulo, o autor aprofundar-se-á sobre a primeira etapa do método D.P.E.C.A., o diagnóstico das necessidades e as demandas por conhecimento dentro da empresa. Serão estudados os conceitos, as características e os objetivos desse diagnóstico. Além disso, estudar-se-á a hierarquia das necessidades por conhecimento e as estratégias para o diagnóstico das demandas empresariais por educação e conhecimento.
    O capítulo quatro irá discorrer sobre o planejamento em educação empresarial, suas características e objetivos. No mesmo capítulo, será visto o que se pretende ao planejar a educação na empresa e, em seguida, os métodos e estratégias de planejamento.
    No quinto capítulo, o livro discorrerá sobre como executar o que foi planejado e como controlar para que tudo saia de acordo com o planejamento. Será visto, também, a metodologia e as estratégias de execução e controle dos programas de educação nas empresas.
    No sexto e último capítulo, serão apresentadas as formas de avaliação dos programas de educação nas empresas e os níveis de avaliação utilizados. Por fim, serão estudadas as estratégias de avaliação dos programas de educação empresarial.

    ResponderExcluir