terça-feira, 4 de maio de 2010

Orientação Educacional

Um comentário:

  1. A disciplina Orientação Educacional tem como objetivo geral capacitar o aluno para atuar na escola junto aos docentes, discentes e a comunidade, favorecendo a construção de um espaço concreto de ensino-aprendizagem, impulsionando a todos em direção aos seus respectivos objetivos, tendo estes em comum a construção do conhecimento.
    O conteúdo da primeira aula – Origem e evolução histórica da orientação educacional – como o próprio título diz, estuda a origem e a evolução histórica da orientação educacional. Descreve os pontos mais importantes dessa história, seus percursos e lutas iniciais para implantar a orientação e desenvolvê-la em uma concepção pedagógica, visto que em seu inicio a mesma possuía uma abrangência significativa e um direcionamento para a área profissional.
    A segunda aula, intitulada como Ação orientadora e seus períodos de evolução histórica na Educação brasileira destacam os períodos pelos quais passou a orientação passou ao longo do desenvolvimento da Educação no Brasil, mostrando a estreita relação entre o momento histórico e a caracterização da orientação educacional, bem como o seu comprometimento com certas linhas do pensamento pedagógico e ideologias. O objetivo dessa aula é mostrar a estrutura da orientação educacional nos diferentes períodos (implementador, institucional, transformador, disciplinador, questionador e orientador) e quais as expectativas que se tinha em relação à atividades e objetivos com os alunos.
    A terceira aula – A orientação educacional e os valores no desenvolvimento institucional da escola – analisa o papel da orientação educacional no atual contexto da escola verificando suas funções e atividades, assim como as expectativas que dela se pode ter, levando-se em conta suas atribuições perante a legislação que profissionalizou o orientador educacional, as atividades que podem e devem ser desenvolvidas no ambiente escolar, assim como as próprias expectativas da escola, com seus principais protagonistas (professores, alunos e sociedade).
    Ação da orientação educacional e a dinâmica do cotidiano é o tema da quarta aula, que faz uma reflexão sobre as relações de dependência que existem entre a orientação e o cotidiano escolar, além de apresentar a formação da cidadania.
    A quinta aula, intitulada como Desafio do currículo e do cotidiano escolar, considera um dos desafios mais significativos que o orientador educacional enfrenta no dia-a-dia de seu trabalho, que é a construção do currículo. A aula apresenta desde a conceituação do termo currículo até a ação do orientador educacional em relação ao mesmo.
    O sistema de avaliação, suas modalidade e complexidades é o tema da penúltima aula deste livro. Essa aula apresenta alguns conceitos sobre a avaliação, estabelecidos por importantes estudiosos da área, como Luckesi, Vasconcellos, Libâneo e Haydt. Caracteriza os dois tipos de avaliação educacional: a avaliação da aprendizagem, em suas formas diagnóstica, formativa, somativa e meta-avaliação; e a avaliação institucional (interna e externa). Depois de esclarecer os conceitos e a importância da avaliação, a aula faz uma reflexão sobre a ação do orientador escolar nesse processo.
    A sétima e última aula – Intervenção no processo de ensino e aprendizagem e no clima institucional – faz referência aos diferentes procedimentos que o professor utiliza quanto às metodologias e seus desdobramentos ou em relação à avaliação que deverá ser apresentada aos alunos. Essa aula utiliza uma abordagem diferenciada, levando em consideração que a escola possui um orientador que, juntamente com os demais professores, age na busca de melhores resultados para os alunos.

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