O estudo da comunicação e informação traça um paralelo entre a visão de quem informa e quem recebe a informação, assim como cada uma das partes é influenciada por ela.


No primeiro capítulo, o autor, de forma atraente, desafia o leitor a participar de um processo seletivo para trabalhar na empresa “Outro Olhar”. O capítulo apresenta a missão da qual o leitor fará parte, quem serão seus companheiros e o embarque nesse desafio.

No capítulo dois, a viagem começa. Antes disso, o autor leva o leitor a uma reflexão sobre sua infância, a lembrar como eram as pessoas e seus familiares através de fotos. É uma das dimensões da fotografia, a temporalidade.

Um dos passageiros, o fotógrafo, irá ajudar o leitor a visualizar imagens com “outros olhos”. Ele passará algumas informações sobre os níveis de atenção, este é o tema abordado no capítulo três.

No capítulo quatro, o autor, através da ajuda de um publicitário, apresenta a importância da utilização dos outdoors e outras mídias para despertar o desejo nas pessoas a consumirem a sua idéia.

O capítulo cinco apresenta vários assuntos acerca de fatos que influenciam os sonhos das pessoas e como elas reagem a esses estímulos.

No sexto capítulo, será desenvolvida uma discussão sobre como a definição de padrões (de beleza, de inteligência, de condição social, etc) provoca nas pessoas sentimentos de exclusão e, conseqüentemente, de favorecimento àquelas que se enquadram nos padrões preestabelecidos.

No capítulo sete um assunto intrigante é posto à prova. A forma como a indústria utiliza essa ferramenta para iludir os consumidores a consumir a qualquer hora. Aprofunda-se mais sobre a indústria cinematográfica, com expertise em trabalhar com a ilusão. Assim, também serão estudados os gêneros do cinema.

Uma das conseqüências negativas decorrentes da criação de estereótipos e a ilusão que a felicidade decorre do enquadramento nos padrões estabelecidos pela sociedade. Esta será a discussão do oitavo capítulo.

No capítulo nove, é apresentada a evolução dos meios de comunicação e como, cada um, transmite a informação de acordo com o tempo em que foram instituídos e a maneira com que são percebidos pelas pessoas.

O autor traz para a discussão, no capítulo dez, a importância da Internet e como ela está influenciando na formação dos indivíduos, bem como as suas formas de uso.

O capítulo onze faz uma reflexão sobre tudo o que foi visto nos capítulos anteriores e faz uma analogia com o texto Mito da Caverna, de Platão, sobre a aceitação das pessoas ou não, para as mudanças que vem ocorrendo na comunicação.

E finalizando, no capítulo doze, o autor fará uma revisão prática sobre todo o conteúdo estudado.

Enfim, um livro criativo, reflexivo e interessante, que o faz sentar a bordo de um trem e viajar pelo mundo da comunicação, com direito a diário de bordo para anotar tudo o que puder registrar sobre as coisas mais importantes dessa viagem.