terça-feira, 4 de maio de 2010

arte e educação "Artes Visuais e Música"

2 comentários:

  1. No intuito de podermos compreender e entender o verdadeiro sentido da arte em nossas vidas, tanto no presente quanto no passado, necessitamos ter conhecimento dos saberes que constituem a formação dos sentidos humanos. Esses saberes estão estruturados no livro “Artes Visuais e Música” em formas de conteúdos, formando a disciplina Arte. Os elementos basilares e fundamentais são os conteúdos que incluem os elementos formais, a composição, os movimentos ou períodos e, perpassando a estes, a relação do tempo e do espaço.
    Na primeira parte temos a apresentação do tema Arte, falando sobre as formas de expressão cotidiana e a linguagem artística, demonstrando a comunicação por meio dos mais diferentes códigos, sinais e símbolos. Apreciar a arte é ir além da estética, é ver a intenção do artista quando de sua produção, para isso é preciso conhecer o artista, seu estilo, sua técnica, o movimento e o período a que pertence. Dialogar com a obra para compreender a vida interior do homem que está representada nela. A inutilidade da arte é importante porque implica um novo olhar sobre a produção cultural, ultrapassando visão estética.
    Na segunda parte do livro, apresentamos as composições bidimensionais (que são aquelas que possuem altura e largura) e as tridimensionais (que inclui profundidade). Em relação à técnica, também trabalhada nesta etapa, temos a pintura, o desenho, a fotografia,a escultura e ainda a gravura. Trata-se da arte como instrumento de conhecimento da história do homem.
    A terceira parte do livro trata do gênero em arte, que pode ser considerado como uma classificação ou ramo. Os mais usuais são: retrato natureza, cenas históricas, cenas da mitologia cenas religiosas, cenas do cotidiano. Ainda temos a simetria (proporção) e o ritmo visual, chamando atenção de acordo com a intenção do artista, chegando a transmitir sensações.
    Na quarta parte do livro, trabalha-se com a alfabetização visual, seja dos códigos da linguagem artística, a interpretação, sua forma simbólica. Os elementos visuais possuem características como forma, superfície, linha, cor, luz, volume, cujo conhecimento permite questionar e até criticar a obra. Dentro da composição temos a figurativa (que trabalha os aspectos visuais do mundo) e a abstrata (que trabalha o inconsciente). Temos também a simetria, que fala dos formatos e da composição da arte e dos elementos que permite compor visualmente a arte.
    Na quinta parte do livro, temos os diferentes modos de ver e de representar a arte, que formam os estilos. Nesse ponto temos as cores que emitem sensações como quente ou frio, além do seu uso para expressar luz e sombra, para dar volume, enfim para dar vida à obra. Como características da cor temos a matiz (que identifica a cor), tom (diz se é claro ou escuro)
    e a intensidade (luminosidade). Temos ainda as cores primárias (que são magenta, ciano e amarelo), e cores luz (que são combinações das primárias resultando no vermelho, no verde e no azul). Em perspectiva temos os truques de sobreposição como por exemplo colocar figuras maiores na frente. Van Gogh, trabalhou o uso das linhas, medidas e proporções sendo considerado um marco na arte.

    ResponderExcluir
  2. Na sexta parte do livro temos uma introdução aos sons, como ouvi-los, relação no dia a dia, atividade de apreciação e produção musical. Para analisar a produção musical é importante ter informações como época, local, instrumentos, compositor, informações que nos levam a compreender os objetivos dos sons. Esta parte do livro está dividida em blocos de conteúdo que tratam dos elementos que formam os sons (intensidade, altura, timbre, densidade e intensidade), sobre a composição musical (instrumental, vocal e mista), técnicas de execução (improvisação e grafia), sobre os gêneros musicais (étnicas, folclórica, popular, erudita, indústria cultural) e os movimentos ou períodos históricos (pré história, antiguidade, idade média, dodecafonismo).Os elementos serão trabalhados detalhadamente nas próximas partes.
    Na sétima parte do livro, temos um trabalho mais detalhado com o som e os elementos formadores, que são: altura (freqüência e velocidade das vibrações), timbre (diferenciação e identificação do som) densidade (ondas sonoras dá a harmonia da música), intensidade (define a força com que é produzido) e duração (ritmo ligado ao tempo). Trabalha ainda a composição musical como sendo a integração entre todos os elementos formadores, que dependerá como o compositor cria e o interprete toca, estabelecendo relações com os ouvintes.
    Na oitava parte do livro, falamos sobre os gêneros musicais e os muitos tipos de músicas, que dependem da época, do lugar, da intenção, dos instrumentos musicais, do público, da composição, que traduzem as formas musicais. Os gêneros são: tradicional (ou étnica, que é a música de raiz feita pelo povo para refletir suas crenças) folclórica (mostra os costumes e sentimentos comuns a um povo), popular (conhecida e alcance de todos, normalmente apoiados pela mídia), indústria cultural (criada pelos meios de massa com finalidade comercial cuja intenção é o consumo alienado) e erudita (feita por estudiosos da música que pretendem comunicar uma mensagem estética na composição). Em todos os gêneros podemos encontrar religiosidade ou profananismo. Quanto aos princípios da composição, temos a vocal (apenas cantada), instrumental (apenas tocada) e mista (os dois).
    Na nona parte do livro trabalha-se a improvisação e grafia musical, que são duas maneiras de trabalhar a composição. A improvisação é aquela criada no momento, aleatória e o desafio. Quanto a grafia musical temos a partitura (representação gráfica) e a grafia contemporânea (utiliza símbolos, desenhos, cores e até palavras). Em relação às formas musicais verificamos a importância da composição e da estrutura de cada uma.
    E por fim na décima parte do livro dando continuidade ao tema, temos a classificação dos instrumentos musicais, que são de percussão (de batidas e sacudidas, ex: pandeiro), de sopro (tubos que emitem ondas sonoras, ex: flauta), de corda (cordas responsáveis pelas vibrações e obtenção do som, ex: violão), elétricos ou eletrônicos, de brinquedo (para crianças) e os exóticos (inusitados ex: órgão de buzinas). Nesta parte do livro ainda aprendemos sobre a importância da voz para a música, ela pode expressar sentimentos e emoções, devendo ser trabalhada e educada em um processo corporal, através de exercícios.
    Podemos concluir então, que a produção artística pode ser de grande ajuda para o estudo de um período ou de uma cultura particular, pois pode revelar valores do meio em que é produzida, trazendo conhecimentos e sentimentos que formam o sentido de ser e existir do ser humano.

    ResponderExcluir