terça-feira, 4 de maio de 2010

C.I - Educação e Trabalho na Formação do Professor/Gestor - (Quando os Poetas Pensam em Educação)
























































8 comentários:

  1. O profissional denominado PROFESSOR é sem dúvida alguma de extrema importância para o futuro de nossa sociedade, mas para que ele possa desenvolver plenamente sua função é necessário reciclar, aprimorar seus conhecimentos, deixá-lo atualizado com as necessidades reais da sociedade onde ele está inserido. Atualmente o professor não é mais visto como um detentor de saberes e sim um mediador, ele expõe sim suas idéias, sua vivência, mas acima de tudo ele precisa respeitar a bagagem que cada aluno traz consigo, respeitar cada cultura, mas para que ele possa desenvolver esta capacidade ele precisa de capacitação, onde surge o novo professor: professor GESTOR. Vivemos em uma sociedade consumista, onde a individualidade é maior a cada dia e temos menos espaços de convivência dos membros da família (estamos trocando a sala pelo quarto), onde o certo e o errado se confundem. Onde as crianças e jovens aprendem principalmente a partir da TV, dominam e utilizam com facilidade as tecnologias, são egocêntricas (primeiro o eu), possuem pouco contato com a frustração e apresentam uma adolescência precoce. Como nossa sociedade está em processo de mudança, possuímos dois caminhos o da oportunidade e do perigo, lidar com esta sociedade e com este perfil de alunos exige novas habilidades para novas competências. Na formação da maioria dos professores é um mundo totalmente novo e assustador, pois não foram treinados para lidar com o planejamento da própria carreira ou com a definição de metas e não possuem, muitas vezes, os mais simples conceitos de administração, de custos, marketing, fidelização e captação de alunos. Até pouco tempo para ser um bom professor bastava ter uma boa didática e conhecimento da sua matéria, dar a sua aula e pronto. O resto era responsabilidade da direção da escola ou da família do aluno. No cenário atual, este é o caminho do perigo: tornar esta visão da profissão a única visão disponível ao educador. O professor precisa escolher o caminho das oportunidades, incorporar as habilidades e competências para a gestão de mudanças e de processos. E para isto, revalidar o seu diploma acrescentando novos elementos para sua atuação com este aluno vindo das diversas culturas que possuímos, aprender a utilizar computadores (internet..), utilizar o lúdico como forma de atrair os alunos para as escolas, utilizar métodos mais eficazes de ensino, onde o aluno aprende “brincando” e possa desenvolver-se tornando-se crítico, tendo base e conhecimento para debates. Mas isto só ocorrerá se o professor estiver literalmente preparado, para atender as novas exigências da sociedade.
    Tânia Pancinha

    ResponderExcluir
  2. Reflexão - retorno do pensamento sobre si mesmo, com vista a examinar mais profundamente uma ideia, uma situação, um problema e etc...


    Crítica - é uma função de comentário sobre determinado tema, geralmente da esfera artística ou cultural, com o propósito de informar o leitor sob uma perspectiva não só descritiva, mas também de avaliação.
    O crítico não pode apresentar uma avaliação puramente subjetiva, mas também deve apresentar descrição de aspectos objetivos que dêem sustentação a seus argumentos.

    Resumindo Reflexão Crítica -
    É preciso ler o texto, fazer um comentário sobre ele destacando coisas q vc concorda ou discorda explicando o pq vc concorda ou discorda apresentando argumentos em suas explicações .

    ResponderExcluir
  3. Cláudia,

    Sou a tutora on-line da Disciplina Educação e Trabalho na Formação do Professor Gestor e corrijo os TCD´s da UCB. Gostaria de pedir uma ajuda a você. Poderia me enviar por e-mail os vídeos passados em sala de aula desta disciplina? Meu e-mail é: flavia.balbino@yahoo.com.br

    Desde já agradeço.

    Flávia Balbino da Costa

    ResponderExcluir
  4. Oi, Claudia eu sou aluna da UCB, e quero lhe pedir as videoconfência com os seguintes conferencistas, Gloria Kirinus, Marcio Meira e Antonio Simão Neto se você puder me arrumar eu fico muito grata. Meu e-mail é:ed7197@gmail e aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Claudia eu sou aluna da UCB, e quero lhe pedir as videoconfência com os seguintes conferencistas, Gloria Kirinus, Marcio Meira e Antonio Simão Neto se você puder me arrumar eu fico muito grata. Meu e-mail é:ed7197@gmail.com e aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite,sou aluna UCB,pesso se possível videoconferencia de:Marcio Meira,Antonio Simão Neto e Gloria Kirinus.Meu e-mail:jussiellysantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. CARA COLEGAS DA UCB,
    OS DVDs SÃO MANDADOS PELA PROPRIA UCB, EU NÃO TENHO GRAVADO NO COMPUTADOR.

    QUANDO PASSEI A CONFERENCIA PARA OS MEUS ALUNOS EU TIREI FOTOS DAS IMAGENS, PARA QUE OS ALUNOS COLOCASSEM SEU COMENTÁRIO NO BLOG DO QUE ASSISTIRMA.

    ATT.

    ResponderExcluir
  8. boa noite
    sou aluna a UCB nao consegui fazer o trabalho no tempo no periodo determinado.
    Oque é para ser feito neste CI (Qdo os poetas pensam em educação).por favor!!!!!!!
    Meu email é:
    marciamjsprof@gmail.com
    obrigahd

    ResponderExcluir