terça-feira, 4 de maio de 2010

Gestão de Sistemas Educacionais

12 comentários:

  1. CARTA DE APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

    A disciplina de Gestão de Sistemas Educacionais tem como objetivo apresentar caminhos e soluções para os profissionais que desejam fazer a diferença nos dias atuais, em um mundo complexo onde a formação dos indivíduos deve ser priorizada para que todos tenham uma vida com qualidade.
    A disciplina será desenvolvida em seis capítulos e seis vídeoaulas. O primeiro capítulo abordará a importância do espaço escolar na formação e no desenvolvimento do homem novo do século XXI. Além disso, o capítulo abordará dois conceitos básicos do cientista americano Peter Senge que servem de subsídio à discussão sobre a gestão dos sistemas educacionais: a importância do pensamento sistêmico nas organizações da pós-modernidade e; sobre as organizações de aprendizagem.
    O segundo capítulo será sobre a participação da comunidade na gestão escolar, onde será exposto ao leitor que tal participação é assegurada pela Constituição Federal por meio da “gestão democrática do ensino público”, mas que infelizmente se dá muito mais pela vontade política da gestão da escola.
    O terceiro capítulo abordará a gestão contemporânea: sistemas, escolas e projetos. Fará uma exposição e esclarecimento de como modificações ocorridas no macrossistema da gestão pública contaminaram todos os demais sistemas inclusive o sistema educacional e seu ponto central e essencial: a gestão da escola.
    No capítulo quatro será apresentada a gestão enquanto ação integrada e democrática, dando a idéia de que no novo século XXI, devido a competição desenfreada que está incorporada à cultura da sociedade atual, gestores e líderes de equipes devem investir nas pessoas com o objetivo de buscar uma convivência no mínimo harmoniosa entre elas.
    O quinto capítulo traz uma nova perspectiva da gestão de sistemas educacionais e fala sobre a necessidade de mudanças urgentes nos sistemas educacionais para que a educação para todos seja uma realidade. Aponta também para o perigo da “hiperespecialização”, a necessidade da visão sistêmica da gestão, da autonomia e autoridade dos professores. Além disso, o capítulo mostra a importância da construção coletiva de um projeto político-pedagógico, entre pais, alunos, professores e funcionários de apoio.
    Para finalizar, o capítulo seis abordará a gestão futura da escola e de projetos educacionais desenvolvidos em espaços menos formais que os antigos sistemas tradicionais de educação. Sendo eles: ciclos de formação; recursos midiáticos; organizações não governamentais (ONGs) e o ensino a distância.

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    1. Eu preciso fazer um trabalho sobre o assunto do terceiro capitulo, o que vc podeira me passar?esclarecimento de como modificações ocorridas no macrossistema da gestão pública contaminaram todos os demais sistemas inclusive o sistema educacional e seu ponto central e essencial: a gestão da escola.

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  2. – A GESTÃO DO ESPAÇO EDUCACIONAL

    1) O grande diferencial da atualidade é a valorização do lado humano da administração no processo de gestão, inclusive na gestão educacional. Aponte algumas questões que ratificam e reiteram a necessidade da humanidade no homem do século XXI. Você acha que essa “humanização” é viável?

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    1. A valorização do lado humano no processo de gestão deve ser posto em prática, principalmente na gestão educacional. Vivemos um momento de intensa interação / interatividade promovida principalmente pelos recursos tecnológicos cada vez mais acessíveis. Os discursos, opiniões, fatos, acontecimentos que desrespeitam a condição humana hoje possuem um espaço de explanação e compartilhamento não regulamentado pela mídia oficial. Entretanto, essa acessibilidade em si não garante a ratificação da necessidade humana nas relações. A degradação da condição e consciência humana está em diversos extratos da nossa sociedade: valores distorcidos, corrupção em diversos níveis... A viabilidade da humanização dar-se-á por meio de um compromisso ético nas instituições preponderantes na vida de um sujeito em desenvolvimento: FAMÍLIA E ESCOLA. As "velhas" bases, que não devem ser confundidas com moralismos dogmáticos.

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  3. A gestão da organização escolar sempre trouxe concepções de autoritarismo, discriminação, preconceito e exclusão. Os alunos deviam obedecer às normas disciplinares e o rigor pedagógico e se submeter às determinações superiores. As palavras “disciplina” e “reprovação” eram vocábulos muito presentes no cotidiano educacional e os alunos, submetidos a castigos como chicotadas e palmatórias, como uma forma de punição.
    Atualmente, a gestão escolar deve se preocupar com a dimensão humana de seus profissionais. Saber ouvir, elogiar, solicitar opiniões, facilitar a resolução de problemas para que isso traga conseqüências positivas à organização escolar. O professor por sua vez, deve ser amável, afetivo e sobretudo, deve saber escutar o aluno estando ele correto ou não em suas respostas, para que este tenha a possibilidade de crescer.

    Esse objetivo pode ser alcançado e se essa nova gestão pode realmente trazer bons resultados?

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  4. PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO ESCOLAR
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    - Qual a importância de um líder em uma escola?
    - Você se considera um líder? Por quê?
    - Você tem algum exemplo de líder para nos contar? Pode ser inclusive de alguma escola em que você tenha estudado ou até mesmo algum colega de aula, de trabalho, etc. Cite alguns “feitos” de sucesso desse líder?

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  5. GESTÃO CONTEMPORÂNEA: SISTEMAS, ESCOLAS E PROJETOS

    Resumo de no máximo 15 linhas sobre descentralização, hierarquia reverencial e atendimento ao cidadão, questões essas que permeiam a gestão contemporânea


    Sabe-se que durante muito tempo, a responsabilidade de um diretor era somente pelas funções administrativas e burocráticas das instituições educacionais. Com o redimensionamento das organizações a partir da década de 80, o diretor passou a ter mais responsabilidades, a ser também um gestor, um líder. Assim, para efeitos didáticos e de sistematização, as atribuições da direção foram divididas em três áreas de atuação mais representativas: função Administrativa, função pedagógica e função de orientação. De acordo com as informações, peça para que os alunos classifiquem os tópicos relacionados abaixo conforme as áreas de atuação da direção:

    a) articulação com as instâncias educacionais superiores;
    b) busca de parcerias para o enriquecimento pedagógico;
    c) gerenciamento do desempenho dos funcionários;
    d) prevenção e administração de conflitos;
    e) ênfase na comunicação, mantendo todos os envolvidos bem informados;
    f) construção de uma identidade própria da instituição;
    g) busca de estratégias que conciliem debates ideológicos e conflitos de interesse;
    h) acompanhamento dos indicadores de eficácia da gestão;
    i) facilitação da capacitação e autodesenvolvimento dos funcionários;
    j) articulação com os profissionais da instituição a fim de alcançar os objetivos propostos.

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  6. A GESTÃO ENQUANTO UMA AÇÃO INTEGRADA E DEMOCRÁTICA

    "o líder metacompetente (termo criado por Eugenio Mussak), exigido no início desse novo século." Fazer resumo sobre o assunto.

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  7. Segundo Mitio Sakai (2002) da Manager Assessoria em Recursos Humanos Ltda, os sete princípios básicos de gestão são: Profissionalismo, Habilidade, Comprometimento, Inovação, Qualidade, Equipe e Resultados. Solicite que os alunos relacionem as colunas abaixo de acordo com tais princípios.


    (1) Profissionalismo;
    (2) Habilidade;
    (3) Comprometimento;
    (4) Inovação;
    (5) Qualidade;
    (6) Equipe;
    (7) Resultados.

    ( ) Identificação de ideais pessoais com os ideais da empresa. É identificar os seus sonhos nos sonhos da organização;
    ( ) Está diretamente ligado a ética e a justiça, valores que necessitam ser resgatados nos dias de hoje;
    ( ) Valor agregado ao nosso serviço para satisfazer a expectativa e as necessidades dos clientes;
    ( ) Potencialização de esforços que multiplica resultados. A figura moderna do líder deve coordenar ações que promovam e desenvolvam funcionários;
    ( ) Recurso pessoal utilizado na realização de ações necessárias para alcançar objetivos definidos e concretizar os resultados esperados;
    ( ) Conseqüência de delegação de responsabilidades com autoridade sobre os processos; de desenvolvimento de habilidades; de trabalho em equipe, etc.;
    ( ) Criatividade agregada à ousadia, capacidade de lutar contra a perpetuação do status quo. Potencialidade em criar e assumir riscos com responsabilidade.

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  8. UMA NOVA PERSPECTIVA DA GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS

    leia um trecho do Texto Complementar 02 e posta opinião sobre o texto lido.

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  9. Muito bom adore!!! li td e me apaixonei estou fazendo Pedagogia a distãncia, e estou bem nessa disciplina!!! vc é maravilhosa.

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  10. o diretor e os professres de uma escola de educaçãobasica observando ocontxto social em que a escola se insere basttante violento bem como a ocorrencia atual de terrorismo e insegurança identificacãonesses ingredientes

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