terça-feira, 4 de maio de 2010

Didática "Organização do Trabalho Pedagógico"

2 comentários:

  1. Esta disciplina tem por finalidade discutir os temas fundamentais que formam o conjunto dos conhecimentos e práticas escolares necessários para que o futuro professor possa assumir uma sala de aula, além de outros ambientes educativos. O tema geral da disciplina materializa-se através da diversidade de experiências dos autores, no ensino e na pesquisa em Didática, Prática de Ensino e outros campos de conhecimento que se conectam por terem a Educação como objeto de estudo.

    A organização da disciplina é feita em 17 (dezessete) temas nos quais a Didática, a gestão das práticas pedagógicas em sala de aula, os processos de avaliação da aprendizagem e os processos de comunicação e interação nos ambientes educativos constituem seu eixo norteador.

    Nos primeiros capítulos é abordado a concepção e o objeto da Didática, a identidade do professor e as diversas práticas pedagógicas; onde a didática tem presente a vocação integradora e transformadora dos saberes.

    No capitulo dois o tema é a identidade e profissionalização docente, que trata das qualidades do professor progressista e o professor reflexista.

    Os capítulos três e quatro trazem o conhecimento das características do pensamento pedagógico sobre a contextualização dos ambientes educativos. Já no capitulo cinco são caracterizados os papeis da escola e do professor na sociedade, objetivando conhecer a função escola no meio social.

    Os capítulos seis e sete tratam do processo de planejamento escolar e pedagógico, abordando o projeto político-pedagógico e as diversas vertentes do planejamento do processo de ensino-aprendizagem.

    O oitavo capítulo descreve as características e a importância do plano de aula e o projeto de trabalho na pratica docente; seguido pelos conceitos acerca do currículo e dos termos utilizados em sua concepção, que são os temas do capítulo nove. O décimo capítulo trata das questões acerca da importância dos estudos culturais na educação e no currículo.

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  2. A estrutura dos projetos de trabalho, enfocando através de atividades práticas, o planejamento para ações educativas, bem como a problematização de ações culturais, sociais e econômicas voltadas para a Educação Infantil; para as Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio são os temas dos capítulos onze a quatorze, respectivamente.

    Finalizando a disciplina, o capitulo quinze traz a questão da avaliação, os processos avaliativos e a relação com os processos de ensino-aprendizagem. O dezesseis, aborda o planejamento dos estudos culturais, sob a perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais e os Temais Transversais – tão usados nas salas de aula atualmente. E o capitulo dezessete contextualiza as tecnologias de informação e a relação com a prática educativa, que passa a ser um instrumento pedagógico que deve ser explorado e utilizado em sala de aula.

    Os diferentes temas das aulas propiciam a pluralidade de olhares sobre a problemática educacional brasileira em interface com o olhar internacional que em vários momentos são convergentes.

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