terça-feira, 4 de maio de 2010

Pesquisa: O Aluno da Educação infantil e dos Anos Iniciais

Um comentário:

  1. Esta disciplina tem como objetivo refletir sobre a infância, sua historicidade e contemporaneidade, situando a relação entre infância e cultura. Aponta como os saberes modernos e os processos investigativos constroem concepções de criança e de infância, bem como tais concepções orientam as propostas institucionais e as práticas educativas voltadas para este segmento da população.
    Conceito e Relevância da Pesquisa – esta aula leva o aluno a refletir o porquê da temática abordada pelo material didático ser relevante nos cursos de formações de professores. Apresenta três modelos pedagógicos que historicamente constituíram os processos de socialização escolar, sendo eles: as pedagogias disciplinares, as pedagogias corretivas e as pedagogias psicológicas.
    História da Infância – a aula apresenta a distinção entre os conceitos de infância e criança, mostrando uma perspectiva histórica de ambos. Disserta sobre a criança medieval – período em que não existia o conceito de infância – e sobre a criança moderna, destacando seu perfil, características e necessidades. Aborda como o conceito de infância se entrelaça nos conceitos de família e escola moderna.
    A infância hoje – o objetivo dessa aula é levar o aluno a refletir sobre a constituição dos espaços e tempos modernos, assim como o papel da escola e do professor na sociedade atual. Deflagra a importância de pensarmos no mundo em que as crianças vivem suas necessidades e realidades, demandando outro tipo de educação e práticas pedagógicas.
    Perspectivas de pesquisa sobre crianças e educação: o referencial da Psicologia – essa aula pretende levar ao aluno a conhecer alguns aportes teóricos da psicologia do desenvolvimento e sua influência na Educação, destacando algumas intervenções psicologizantes na prática pedagógica dos professores.
    Perspectivas de pesquisa sobre crianças e educação: o referencial da Sociologia – o propósito da aula é discutir alguns conceitos gerais subjacentes à relação entre criança, infância e processos sociais, como: Sociologia, sociedade, culturas infantis, entre outros. Reflete a forma como as crianças são tratadas, representadas e compreendidas na sociedade contemporânea, os direitos que possuem e como são garantidos, destacando como as questões educativas consideram a infância vivida no mundo de hoje.
    Perspectivas de pesquisa sobre crianças e educação: o referencial político demográfico – a aula aborda a importância de conhecer e discutir as políticas públicas e sociais destinadas à infância. Abarca uma série de preocupações voltadas à caracterização desse segmento etário, ao seu atendimento, à demanda por instituições educativas, à oferta e ao financiamento da educação, à formação de professores, traçando os caminhos percorridos pelas esferas administrativas do Estado em direção à proposição e efetivação de políticas sociais (em especial as públicas) para a infância.
    A construção do projeto de Pesquisa – essa aula apresenta os elementos que devem ser considerados pelos pesquisadores na construção de um projeto de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a seguir, mas sim como uma forma de orientar a organização das idéias propostas para a realização de uma pesquisa.
    Pensando em construir um projeto de pesquisa – partindo da necessidade atual de melhor percebermos as crianças e os jovens com os quais convivemos e trabalhamos nas escolas, bem como as culturas infantis e juvenis, essa aula disserta sobre a importância de uma reflexão sobre essa demanda da contemporaneidade e outras formas de educação que correspondem aos modos de ser, falar, vestir e viver nos dias de hoje. Utiliza os aportes teóricos dos Estudos Culturais para problematizar a constituição das subjetividades produzidas no espaço escolar e identificar como a instituição escola produz cultura e saberes.

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