segunda-feira, 17 de maio de 2010

Estágio - A Escola e Sociedade

A Lei 9.394/96, art. 43, inciso III, referente aos objetivo da Educação Superior, estabelece: "formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, hábitos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua fomração contínua". Podemos concluir ser fundamental que o futuro profissional tenha uma vivência prática em sua área específica de formação, permitindo-lhe apreciar, no dia-a-dia de uma experiência orientada em situação concreta, o que irá encontrar após a conclusão do curso e analisar essa prática à luz da teoria estudada.
Como afirmou Paulo Freire (1996), "ensinar exige uma reflexão crítica sobre de hoje, ou de ontem, para que se possa melhorar a próxima prática". A partir dessa reflexão verificamos que teoria e prática fornecem subsídios ao desenvolvimento dos conhecimentos e das habilidades necessárias aos alunos para adquirirem e produzirem ações, preparando-os para assumir no futuro uma trabalho consciente, como fator de construção do ser humano.
O aluno, baseado no tema " A Escola e Sociedade", irá desenvolver atividades que envolvam análise, observação e participação, se possivel o aluno deverá procurar uma instituição que ofereça a Educação Básica( Educação Infantil - Ensino Fundamental e Ensino Médio), e também a Educação de jovens e Adultos, pois assim ele poderá ter um amplo conhecimento da realidade e de todos os processos, além de poder desenvolver nessa mesma instituição os estágios restantes.
O primeiro estágio é de extrema importância, descrevendo "Espaço físico-pedagógico" observando e analisando a localização, instalação, iluninação, limpeza, condições de conservação predial, número de salas, quadra, salas de jogos, parques, salas para atendimento especial, laboratório, biblioteca etc.
O "Espaço histórico" obervar e analisar a localização da instituição no tempo e no espaço.
O "Projeto Pedagógico" analisar o Projeto Pedagógico da instituição, tendo como enfoque a participação dos professore, dos pais e da comunidade.
"Atividade sistêmica observar e participar de reunião, planejamentos e palestras.
"Reunião com representantes da comunidade" , observando e participando de quem faz as reuniões, assuntos discutidos, participação da família em atividades voluntárias na escola, envolvimento de diversos setores da comunidade etc.
A dedicação (análise,observação e participação) dos alunos é de extrema importância, para que eles desenvolvam um ótimo trabalho, pois o primeiro estágio é a base para que os lunos tenham êxito nos demais estágos de " docência".
Manual de Estágio

5 comentários:

  1. Parabéns prof pelo excelente trabalho realizado em seu blog, foi muito boa sua iniciativa.

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  2. No Brasil, a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, e tem duração ideal de dezoito anos. É durante este período de vida escolar que toma-se posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa. Serve também para tomada de consciência sobre o futuro profissional e área do conhecimento que melhor se adapte.

    No Brasil a educação básica encontra-se agrupada nos seguintes ciclos:

    Educação Infantil:
    Educação Infantil Idades
    Creche 0 a 3
    Pré-Escola 3 a 5

    Ensino Fundamental:
    Ensino Fundamental de 8 anos Idade Ensino Fundamental de 9 anos[1]
    Alfabetização 5 a 6 - 1º ano
    1ª série 6 a 7 - 2º ano
    2ª série 7 a 8 - 3º ano
    3ª série 8 a 9 - 4º ano
    4ª série 9 a 10 - 5º ano
    5ª série 10 a 11 - 6º ano
    6ª série 11 a 12 - 7º ano
    7ª série 12 a 13 - 8º ano
    8ª série 13 a 14 - 9º ano

    *A lei nº 11.274, de 06/02/2006, estabelece a ampliação para nove anos do Ensino Fundamental.

    Ensino Médio:
    Ensino Médio de 3 anos Idades
    1º ano 14 a 15
    2º ano 15 a 16
    3º ano

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  3. Tânia, gostaria de fazer algumas correções acerca do tempo de duração da Educação Básica, que na realidade não são 18anos, mas sim 14 anos.
    A Educação Básicacompreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, da seguinte forma, conforme a legislação atual:

    Educação Infantil em 2 anos: 1º e 2ºperíodos (4 e 5 anos), para crianças nascidas até 31 de março.

    Ensino Fundamental - 9 anos:
    Ciclo de Alfabetização: 1º, 2º e 3º anos
    Ciclo Complementar: 4º e 5º anos
    Anos Finais: 5º ao 9º ano

    Ensino Médio: 1ºao 3ºano

    A pré-escola, que inclui: Berçário I (1 ano), Berçário II (2 anos) e Maternal I e II (3 anos) é meta perseguida pelos municípios,porém não é obrigatória e não se inclui na Educação Básica.

    Quanto ao Estágio Escola e Sociedade, é de grande importância para o pedagogo, pois possibilita conhecer, na prática, as ações desenvolvidas pela escola para cumprir o seu papel social.

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  4. Colega Graca, não foi a colega Tânia que postou comentário da Educação Básica.

    Mas agradeço a postagens, pois só assim poderemos trocar algumas idéias para uma melhor aprendizagem.

    Colega Graça seu comentário é correto, como o tempo de 0 a 3 é uma luta para ser incorporada a educação básica, mas não faz parte ainda.

    A obrigatoriedade está a partir dos 4,5 anos. Somando assim 14 anos.

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  5. Colegas,
    Para completar a escolaridade até o término do Ensino Médio são necessários, obrigatoriamente:
    Ensino Fundamental: 9 anos (1.º ao 9.º ano)ou (1.ª a 8.ª série), pois algumas escolas ainda estão em fase de mudança de séries para anos.
    Ensino Médio: 3 anos (1.º ao 3.º ano)
    Total: 11 ou 12 anos de escolaridade.
    Educação Infantil: não é obrigatória; a criança pode ingressar na escola a parir do 1.º ano.
    Beth Fernandes

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