terça-feira, 4 de maio de 2010

Gestão de Sistemas

4 comentários:

  1. CARTA DE APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

    A disciplina de Gestão de Sistemas Educacionais tem como objetivo apresentar caminhos e soluções para os profissionais que desejam fazer a diferença nos dias atuais, em um mundo complexo onde a formação dos indivíduos deve ser priorizada para que todos tenham uma vida com qualidade.
    A disciplina será desenvolvida em seis capítulos e seis vídeoaulas. O primeiro capítulo abordará a importância do espaço escolar na formação e no desenvolvimento do homem novo do século XXI. Além disso, o capítulo abordará dois conceitos básicos do cientista americano Peter Senge que servem de subsídio à discussão sobre a gestão dos sistemas educacionais: a importância do pensamento sistêmico nas organizações da pós-modernidade e; sobre as organizações de aprendizagem.
    O segundo capítulo será sobre a participação da comunidade na gestão escolar, onde será exposto ao leitor que tal participação é assegurada pela Constituição Federal por meio da “gestão democrática do ensino público”, mas que infelizmente se dá muito mais pela vontade política da gestão da escola.
    O terceiro capítulo abordará a gestão contemporânea: sistemas, escolas e projetos. Fará uma exposição e esclarecimento de como modificações ocorridas no macrossistema da gestão pública contaminaram todos os demais sistemas inclusive o sistema educacional e seu ponto central e essencial: a gestão da escola.
    No capítulo quatro será apresentada a gestão enquanto ação integrada e democrática, dando a idéia de que no novo século XXI, devido a competição desenfreada que está incorporada à cultura da sociedade atual, gestores e líderes de equipes devem investir nas pessoas com o objetivo de buscar uma convivência no mínimo harmoniosa entre elas.
    O quinto capítulo traz uma nova perspectiva da gestão de sistemas educacionais e fala sobre a necessidade de mudanças urgentes nos sistemas educacionais para que a educação para todos seja uma realidade. Aponta também para o perigo da “hiperespecialização”, a necessidade da visão sistêmica da gestão, da autonomia e autoridade dos professores. Além disso, o capítulo mostra a importância da construção coletiva de um projeto político-pedagógico, entre pais, alunos, professores e funcionários de apoio.
    Para finalizar, o capítulo seis abordará a gestão futura da escola e de projetos educacionais desenvolvidos em espaços menos formais que os antigos sistemas tradicionais de educação. Sendo eles: ciclos de formação; recursos midiáticos; organizações não governamentais (ONGs) e o ensino a distância.

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  2. 1) O grande diferencial da atualidade é a valorização do lado humano da administração no processo de gestão, inclusive na gestão educacional. Aponte algumas questões que ratificam e reiteram a necessidade da humanidade no homem do século XXI. Você acha que essa “humanização” é viável?

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  3. "A gestão da organização escolar sempre trouxe concepções de autoritarismo, discriminação, preconceito e exclusão. Os alunos deviam obedecer às normas disciplinares e o rigor pedagógico e se submeter às determinações superiores. As palavras “disciplina” e “reprovação” eram vocábulos muito presentes no cotidiano educacional e os alunos, submetidos a castigos como chicotadas e palmatórias, como uma forma de punição.
    Atualmente, a gestão escolar deve se preocupar com a dimensão humana de seus profissionais. Saber ouvir, elogiar, solicitar opiniões, facilitar a resolução de problemas para que isso traga conseqüências positivas à organização escolar. O professor por sua vez, deve ser amável, afetivo e sobretudo, deve saber escutar o aluno estando ele correto ou não em suas respostas, para que este tenha a possibilidade de crescer."

    * O grande desafio da gestão educacional atual: a busca pela excelência no ensino, conciliando competência técnica e dimensão humana.
    1-Qual objetivos podem ser alcançados e se essa nova gestão pode realmente trazer bons resultados?


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  4. - Qual a importância de um líder em uma escola?
    - Você se considera um líder? Por quê?
    - Você tem algum exemplo de líder para nos contar? Pode ser inclusive de alguma escola em que você tenha estudado ou até mesmo algum colega de aula, de trabalho, etc. Cite alguns “feitos” de sucesso desse líder.

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