terça-feira, 4 de maio de 2010

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil

2 comentários:

  1. A disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil foi organizada a partir dos princípios que sustentam a qualidade do atendimento à crianças de 0 a 5 anos, assim como as condições e os indicadores que favorecem a análise desta qualidade, no sentido da promoção de uma prática educativa que leve em consideração a valorização da criança e desenvolva a cidadania desde a infância.
    A legislação educacional atual, estabelece a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica, cuja finalidade é complementar a educação da família e da sociedade (LDBEN, 9394/96), o que implica numa outra dimensão do papel do educador, e um compromisso muito maior com a sua constante formação.
    Nesse sentido, a proposta do material é possibilitar que ao seu término, os participantes tenham tido acesso a conhecimentos novos e atualizados, e também, a essenciais informações para atuação na área. A partir do estudo e da reflexão crítica sobre tais informações, o caráter particular e específico da ação com crianças pequenas ganha contornos mais definidos e permitem às(aos) alunas(os) ampliar seus conhecimentos sobre as questões abordadas.
    O conteúdo desta disciplina foi organizado, em dezenove aulas, tendo como eixos, aspectos relevantes no cuidar e educar crianças pequenas, que vão desde a apresentação da idéia de qualidade na Educação Infantil, as concepções de infância e criança, o processo histórico do atendimento institucional à criança pequena, o cotidiano nas instituições, incluindo as considerações referentes a uma política para formação de educadores no Brasil, que sustente a transformação da prática pedagógica nas creches e pré-escolas.
    As informações e conhecimentos apresentados abordam teorias e metodologias que fundamentam o trabalho nesta etapa da vida escolar dos pequenos, além de possibilitar um diálogo com autores e pesquisadores da área, por meio de textos complementares a cada um dos assuntos tratados nas aulas. Ao final de cada aula, há um conjunto de atividades oferecidas para facilitar a interação teoria/reflexão/prática e sistematizar saberes.
    As duas primeiras aulas do módulo apresentam as condições e os indicadores, considerados como critérios fundamentais na análise da qualidade do trabalho com crianças pequenas na instituição, como referência na discussão dos demais assuntos abordados ao longo da disciplina. Já na terceira e na quarta aulas, encontram-se explícitas as concepções de criança e infância, que fundamentam

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  2. toda a discussão, apresentadas a partir de um contexto histórico no Brasil e em países da Europa e dos EUA.
    Os aspectos relativos ao cotidiano das crianças e da organização deste cotidiano na instituição, vêm retratados nas aulas cinco a treze, que articulam questões inerentes à prática dos educadores aos documentos nacionais, que estabelecem parâmetros para nortear a proposta pedagógica nas creches e pré-escolas brasileiras.
    Da aula quatorze à aula dezenove, os leitores vão poder refletir sobre os pressupostos da política brasileira para formação de educadores infantis, articulando, nessa reflexão, aspectos referentes à gestão social, que siginifica a inserção responsável de toda a comunidade institucional na ação educativa.
    Com isso, pretende-se que esta disciplina constitua-se em valioso instrumento para o trabalho dos prifissionais que atuam na Educação Infantil, não só para estudo e aprofundamento, como também na construção de práticas educativas inovadoras.

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