A Lei 9.394/96, art. 43, inciso III, referente aos objetivo da Educação Superior, estabelece: "formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, hábitos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua fomração contínua". Podemos concluir ser fundamental que o futuro profissional tenha uma vivência prática em sua área específica de formação, permitindo-lhe apreciar, no dia-a-dia de uma experiência orientada em situação concreta, o que irá encontrar após a conclusão do curso e analisar essa prática à luz da teoria estudada.
Como afirmou Paulo Freire (1996), "ensinar exige uma reflexão crítica sobre de hoje, ou de ontem, para que se possa melhorar a próxima prática". A partir dessa reflexão verificamos que teoria e prática fornecem subsídios ao desenvolvimento dos conhecimentos e das habilidades necessárias aos alunos para adquirirem e produzirem ações, preparando-os para assumir no futuro uma trabalho consciente, como fator de construção do ser humano.
O aluno, baseado no tema " A Escola e Sociedade", irá desenvolver atividades que envolvam análise, observação e participação, se possivel o aluno deverá procurar uma instituição que ofereça a Educação Básica( Educação Infantil - Ensino Fundamental e Ensino Médio), e também a Educação de jovens e Adultos, pois assim ele poderá ter um amplo conhecimento da realidade e de todos os processos, além de poder desenvolver nessa mesma instituição os estágios restantes.
O primeiro estágio é de extrema importância, descrevendo "Espaço físico-pedagógico" observando e analisando a localização, instalação, iluninação, limpeza, condições de conservação predial, número de salas, quadra, salas de jogos, parques, salas para atendimento especial, laboratório, biblioteca etc.
O "Espaço histórico" obervar e analisar a localização da instituição no tempo e no espaço.
O "Projeto Pedagógico" analisar o Projeto Pedagógico da instituição, tendo como enfoque a participação dos professore, dos pais e da comunidade.
"Atividade sistêmica observar e participar de reunião, planejamentos e palestras.
"Reunião com representantes da comunidade" , observando e participando de quem faz as reuniões, assuntos discutidos, participação da família em atividades voluntárias na escola, envolvimento de diversos setores da comunidade etc.
A dedicação (análise,observação e participação) dos alunos é de extrema importância, para que eles desenvolvam um ótimo trabalho, pois o primeiro estágio é a base para que os lunos tenham êxito nos demais estágos de " docência".
Manual de Estágio